Skip links

Qual o limite de crédito para aposentados?

Share

Qual o limite de crédito para aposentados?

Saber o limite máximo de um empréstimo é uma dúvida geral, pois para quem está buscando um crédito, essa informação pode ser muito útil, além de auxiliar na hora de solicitar o dinheiro, e no planejamento do pagamento da dívida.

Descubra qual é a quantia máxima disponível para o seu empréstimo.

No caso do crédito consignado, quem determina o valor a ser emprestado é a margem consignável.

É uma regra extremamente importante que foi criada para evitar dívidas. Trata-se do valor máximo da renda que cada pessoa pode comprometer com crédito a cada mês.

Dessa forma, são liberados para o crédito consignado 35% da renda líquida mensal. Deste valor, 30% é para o empréstimo. Os outros 5% são para o cartão de crédito consignado.

Saiba qual é o limite máximo que cada cliente pode tomar solicitar. Assim, você saberá como calcular a margem consignável de acordo com seu salário. Confira!

Como calcular a Margem Consignável?

Qual o limite de crédito para aposentados

A margem consignável trata-se do desconto que o cliente pode ter em seu benefício. De acordo com a Lei nº 10.820/2003, o valor é o mesmo para Aposentados e Pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Militares e Trabalhadores do setor privado.

Para elaborar um bom plano financeiro, é importante saber a margem. Desta forma, a margem possibilita que qualquer tomador tenha convicção de qual é o limite máximo que conseguirá em um empréstimo consignado.

No consignado, a regra usada para calcular a margem é 30% do salário ou benefício. Este será o valor máximo das parcelas mensais do seu empréstimo. Mas, é importante que o cliente tenha em mente os juros e encargos cobrados pelas operações bancárias.

As parcelas mensais de um empréstimo são baseadas no Custo Efetivo Total (CET) da transação. Ou seja, a parcela mensal não é somente o valor emprestado dividido pelos meses de prazo para o pagamento.

A margem consignável, então, é calculada assim: valor líquido da renda ou benefício x 0,3. Ou seja 0,3 corresponde a 30%.

O resultado do cálculo é o máximo que cada parcela mensal do empréstimo poderá custar.

Por exemplo:

Se um certo cliente recebe um benefício mensal de R$1.000,00, então suas parcelas mensais de empréstimo consignado poderão ser em média R$300,00.

Portanto, vale ressaltar que acréscimos e remunerações temporárias, como o 13º salário, não altera a margem consignável.

Quando não há margem disponível, fica impossível contratar um novo empréstimo consignado. Nessa situação, o refinanciamento ou a portabilidade de crédito são as medidas indicadas.

Quanto posso pegar no meu Empréstimo Consignado INSS?

O crédito consignado possui a mensalidade descontada diretamente do benefício dos Aposentados e Pensionistas. Ou seja, quem realiza um crédito consignado irá receber menos durante o período do contrato.

A partir do momento em que o empréstimo é aprovado, o dinheiro cai na conta do cliente entre 3 e 5 dias úteis. Mas, somente os bancos vinculados à Previdência Social podem consignar empréstimos aos beneficiários do INSS.

É importante salientar que há limite de idade para esse processo financeiro.

Dessa forma, cada instituição financeira pode determinar suas próprias políticas em relação a idade do cliente. Mas, normalmente, a idade média é de 79 anos, 11 meses e 29 dias.

A idade também influencia o prazo de pagamento. Aposentados e Pensionistas podem ter até 72 meses para pagar um empréstimo consignado. Porém, quanto mais próximo dos 80 anos, menos tempo o beneficiário tem para pagar.

Hoje, alguns bancos trabalham com prazos intermediários, entre 6 e 24 meses. Quando isso ocorre, o limite máximo do empréstimo consignado diminui, pois a margem consignável não se altera, independentemente do prazo de pagamento.

O empréstimo consignado possui baixo risco. Suas parcelas são pagas no automático e não possui risco de inadimplência, isso torna a sua taxa de juros, a menor do mercado financeiro brasileiro.

Como simular e contratar o seu Crédito Consignado Online

Uma simulação online é o modo mais prático ver a margem consignável. Dessa forma, com alguns dados básicos, os simuladores de crédito consignado online analisam o limite máximo do empréstimo e o prazo para pagamento.

Através do simulador online é possível de analisar de taxas de juros de diversas instituições financeiras ao mesmo tempo, possibilitando encontrar as melhores propostas do mercado.

solicitar um crédito consignado online é muito fácil. Basta que o solicitante tenha margem consignável disponível e informe os documentos solicitados.

Ficou interessado em solicitar o seu empréstimo consignado? Pode contar com nossos profissionais de crédito consignado online para encontrar a oferta que melhor se encaixa no seu orçamento. Em poucos minutos você tem acesso a uma proposta personalizada. Comece agora mesmo! Acesse www.qualiconsig.com.br

Faça seu comentário

Return to top of page