Empréstimo Consignado: Tire suas dúvidas!

Empréstimo Consignado: Tire suas dúvidas!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do famoso Empréstimo consignado, ou quer entender melhor como funciona esse tipo de empréstimo, confira aqui as respostas para as dúvidas mais pertinentes sobre esse assunto!

  1. O que é o empréstimo consignado?

É um tipo de empréstimo, também conhecido como crédito consignado, que tem como principal diferença a forma de pagamento: todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que caia na sua conta.

Dessa forma, enquanto você estiver pagando o crédito consignado, será debitado mensalmente o valor das parcelas do seu salário ou benefício. Essa é uma garantia que os bancos e as financeiras têm de que receberão as parcelas em dia, o que traz menos riscos e permite que essas empresas cobrem juros menores do que cobrariam em um empréstimo pessoal.

  1. Quando vale a pena pegar o crédito consignado?

O empréstimo consignado é bem-vindo em diversas ocasiões, por ter uma a taxa de juros considerada a menor do mercado brasileiro, dessa forma você pode contar com o consignado para realizar a reforma da sua casa, fazer uma viagem dos sonhos, cuidar da saúde, etc.

  1. Quem pode fazer o empréstimo consignado?

Por ser uma modalidade de crédito onde as parcelas da dívida são descontadas automaticamente do salário ou do benefício recebido, nem todo mundo consegue pegar esse empréstimo.

Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e aposentados ou pensionistas do INSS são os únicos que podem recorrer ao empréstimo consignado.

  1. Eu preciso ser correntista do banco em que quero pegar o empréstimo consignado?

Não. Quem pega um consignado não é obrigado a ter conta no banco onde fará o empréstimo.

  1. Onde posso fazer a contratação do empréstimo consignado?

Contratar um empréstimo consignado online é uma alternativa muito conveniente. A Qualiconsig é a maior empresa nesse segmento e oferece empréstimo consignado para aposentados – INSS, SIAPE e Forças Armadas. É possível fazer a solicitação 100% online e ainda comparar o consignado de diversos bancos. Para solicitar o empréstimo consignado, clique aqui !

Também é possível ver as taxas médias cobradas pelos bancos. Para isso acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores.

  1. Qual é o limite de crédito que dá para pegar no consignado?

Segundo informações do Banco do Brasil, o valor das parcelas do empréstimo consignado não deve comprometer mais do que 35% do salário do trabalhador ou benefício recebido pelo aposentado ou pensionista. Por exemplo: se seu salário for de R$ 1.500, a mensalidade do empréstimo não pode ser maior que R$ 525. Mas há um detalhe importante: 5% do limite só poderá ser utilizado no cartão de crédito consignado.

  1. Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta?

O empréstimo consignado conta com uma análise de crédito rápida e, assim que o limite é aprovado, o dinheiro pode cair na conta em até 48 horas. Mas vale lembrar que isso não é regra e o prazo pode variar de uma instituição financeira para outra.

  1. É possível fazer mais de um consignado ao mesmo tempo?

Sim, desde que a soma do valor das parcelas esteja dentro do limite estipulado pelo Banco Central, ou seja a Margem consignável. O valor cobrado mensalmente deve ser menor do que 35% do salário do empregado, segundo a lei 10.820, de 17 de dezembro de 2003, referente ao crédito consignado.

  1. Quais bancos oferecem o empréstimo consignado?

Ao todo são mais de 50 bancos que oferecem o empréstimo consignado. Isso inclui os grandes bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil (BB), Itaú e Santander; bem como bancos médios como Banco Pan, Banco BMG. Para que você não perca tempo em fila de bancos, você pode solicitar o seu empréstimo pela Qualiconsig, que é autorizada por diversos bancos a realizar simulações e facilitar a solicitação do empréstimo consignado.

  1. É possível fazer um empréstimo consignado com nome sujo?

Sim, é possível  solicitar um empréstimo com nome sujo . Como as parcelas da dívida são descontadas diretamente da sua folha de pagamento ou do benefício que você recebe do INSS, o banco tem a garantia de que vai receber o dinheiro de volta. Sendo assim, muitas instituições financeiras não negam o crédito se você está com nome sujo porque consideram que existe essa fonte de renda para pagar as prestações do consignado.

Simule o empréstimo consignado online na Qualiconsig

Veja mais detalhes de como conseguir um empréstimo consignado público e a taxa de juros cobrada para essa modalidade de crédito clicando aqui.

Empréstimo consignado para quem é aposentado ou pensionista do INSS

São inúmeras vantagens para quem é aposentado ou pensionista: São diversos bancos que possuem convênio com o INSS. Isso facilita bem a comparação do crédito e das taxas de juros cobradas. Também é possível procurar um correspondente bancário que trabalhe com o empréstimo consignado como a Qualiconsig

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *