Skip links

7 Dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado

Share

Confira como pegar o melhor empréstimo consignado

Se você está precisando de dinheiro rápido em mãos, certamente já está avaliando a possibilidade de contratar um empréstimo consignado. As condições dele são bastante favoráveis, em particular quando comparadas a de outras modalidades de crédito.

Antes de proceder com isto, no entanto, é sempre bom se informar ao máximo. Por isso, vamos dar boas dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado. Desta forma, você poderá se satisfazer completamente com a sua opção.

  1. Entenda a real necessidade do empréstimo consignado

Vamos começar dando um passo atrás. Antes de tudo, pergunte-se: qual é a real necessidade de um empréstimo consignado? Se você está aqui no texto, provavelmente já sabe disso e é algo simples de responder.

Ainda assim, é importante sempre compreender com exatidão o que você está precisando e como. Por exemplo, para acabar não comprometendo uma parcela maior do que pode para pagar as prestações do empréstimo.

Sendo assim, a primeira das dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado é ter uma ideia bem precisa de como andam as suas finanças pessoais. O que houve para necessitar deste empréstimo? Como fazer para esta situação não se repetir ou piorar ainda mais?

Lembre-se sempre que tomar crédito é algo que é recomendável somente se você estiver em última opção ou com uma oportunidade de negócio muito boa. Então, programe-se corretamente.

  1. Procure cortar gastos desnecessários

Nada impede que, aliado à tomada do empréstimo consignado, você não comece a ter hábitos mais saudáveis financeiramente, não é mesmo? Cortar os gastos que não estão sendo necessários neste momento é um passo importante.

Até porque, daqui para frente, você terá de pagar também as parcelas do empréstimo que está realizando. Ou seja, será algo a mais comendo o seu orçamento mensal, e por isso o planejamento que citamos acima é tão relevante.

Todo mundo possui algumas contas que não são necessárias. De repente, aquele plano de TV que você não usa plenamente, ou então menos saídas a restaurantes caros. Ponha num papel o quanto gasta e entenda de onde cortar.

  1. De quanto dinheiro preciso? Em que prazo posso pagar?

    Dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado
    Dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado

A resposta a estas duas perguntas vem como consequência dos dois itens que citamos antes. Relaciona-se, sobretudo, com o primeiro, mas também tem a ver com o segundo.

Uma vez que você tiver um bom planejamento do porquê precisa deste dinheiro e de como e quando irá investi-lo, tudo fica mais fácil. Somado a isso, cortando gastos desnecessários é possível potencializar este montante.

A terceira das dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado é pensar, então, de quanto precisa e como poderá pagar. Saber quanto precisa normalmente é mais fácil, pensando no tamanho das dívidas ou investimentos.

Com relação aos prazos, entenda qual o tamanho da parcela que cabe no seu bolso. Quanto você pode pagar por mês sem comprometer as suas finanças?

  1. Saiba qual a sua margem consignável disponível

Ter uma margem consignável livre, em outras palavras, significa ter um espaço no seu orçamento que pode ser gasto com o pagamento do empréstimo. Isso é uma das exigências mais básicas de qualquer empréstimo.

Hoje em dia, o valor correspondente no crédito consignado é de 35%. Sendo que destes, 30% são para o empréstimo em si e 5% para as despesas relacionadas ao cartão de crédito consignado.

Isto significa, por exemplo que se você já tem um empréstimo consignado e está “ocupando” este espaço em seu orçamento, não será possível realizar um novo. Ainda assim, em determinados casos é possível refinanciar a dívida ou fazer portabilidade.

  1. Pesquise instituições financeiras de sua confiança

Seguindo com as dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado, chegou a hora de começar a pensar no seu parceiro. Isto é, o banco ou instituição financeira de sua confiança, que irá caminhar com você durante este tempo.

Existem muitas opções no mercado. Não só os bancos tradicionais podem realizar empréstimos consignados, como também uma ampla variedade de financeiras. Isto amplia o seu leque de opções.

Por isso mesmo que é fundamental escolher uma boa opção. O ideal é prezar pela confiabilidade da instituição, pelo valor das taxas de juros e pelo tempo de atuação no mercado, por exemplo.

Aqui é onde as dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado encontram o seu ponto mais prático. Faça uma lista das instituições as quais mais gostou, antes de irmos para o próximo passo.

  1. Faça simulações online

    Dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado

Uma vez que tenha selecionado as instituições financeiras de sua confiança, guiando-se por elementos como o valor das taxas de juros e o caráter da instituição, chegou a hora de fazer orçamentos. Nos dias atuais, eles estão disponíveis até online.

As melhores instituições, via de regra, fornecem opções com quase nada de burocracia e quase tudo pode ser feito pela internet. Aliás, realizar as simulações de crédito consignado não tem custo algum, nem o prende à instituição.

Por conseguinte, faça simulações online com as instituições que selecionou previamente. Esta é mais uma das dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado que é de vital relevância.

Com ela, você verá na prática onde os seus cálculos prévios e as suas necessidades estarão sendo melhor atendidos. Ficará bem mais fácil de visualizar as suas opções e decidir o que você realmente deseja.

  1. Avalie as propostas e leia os contratos atentamente

Chegamos, por fim, à última das dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado. Obviamente, ela diz respeito à avaliação das propostas de crédito e da assinatura do contrato, firmando seu acordo de crédito.

Faça um apanhado das simulações que realizou no passo anterior. Como dissemos, entenda os detalhes delas e quais se adequam melhor aos seus interesses e reais necessidades. Quais têm as melhores taxas de juros, quais são de empresas mais confiáveis etc.

Além disso, se tiver alguma dúvida, entre em contato com a instituição financeira. Se ela for realmente boa, irão atendê-lo da melhor forma e sanar todas as suas questões.

Tendo decidido, então, com quem firmar seu acordo de empréstimo, tenha o contrato em mãos. Leia atentamente e veja se o que está escrito ali é o que realmente foi combinado. Em caso positivo, assine e faça bom proveito do seu dinheiro!

Gostou de Tema: 7 Dicas de como pegar o melhor empréstimo consignado ? Então acompanhe o nosso blog  e saiba tudo que a  Qualiconsig oferece!

Acesse Nossa Página no Facebook\qualiconsig

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

 

Faça seu comentário

Return to top of page